Compartilhe

Grupo de brincantes participa de Dia de Cultura na UEPB em Patos

Por Assessoria    Domingo, 11 de Março de 2018


A Direção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou nesta sexta-feira, 9, um Dia de Cultura, com debates e apresentação do grupo de brincantes “7 Bocas de Luz”, no Auditório Celso Furtado, do Campus VII, em Patos, no Sertão paraibano.

Durante a programação do evento, às 16h, o grupo de bricantes, sensível às causas sociais, ministrou  uma palestra com o tema “Acerca do que somos: Um olhar sobre nossas heranças genéticas – Nossas origens e costumes” abordando, através da valorização das singularidades e do espaço sociocultural, em que as diferentes identidades se encontram e se constituem, o processo de construção identitária brasileira.

O professor do curso de computação da UEPB, Jefferson Felipe, destacou a proposta do projeto. "É um projeto piloto este mês, com o apoio da direção, com o objetivo de movimentar o campusabrindo as portas na universidade para a comunidade tomar conhecimento das ações que a gente vem executando aqui", explicou Jefferson.

A noite, às 20h30, o público, gratuitamente, desfrutou da apresentação do grupo de brincates "7 Bocas de Luz", no Sarau Poético que enalteceu a música e a poesia autoral exalando manifestações profundamente regionalista. 

O poeta Marco di Aurélio disse que toda musicalidade e poesia do grupo de brincantes são voltadas para as raizes do Nordeste. "A gente constituiu um grupo chamado "7 Bocas de Luz" que é um grupo que fala de teluridade, fala de poesia, e fala de música que diz tudo da nossa terra, que levanta essa estima, que levanta esse orgulho, essa vaidade que a gente tem de ter nascido no nordeste, e toda poesia e toda música é voltada para esse assunto, o nordeste e as nossas raízes", contou o poeta.

Além de Marco di Aurélio, o grupo conta com a participação dos poetas e musicistas Pedro Soares, Roberto Cajá, Civaldo Andrade, Chico Viola,  Haidée Camelo, Carlos Araújo, Joca da Costa, Octávio Caúmo, Carlos Perê, Fernando Pintassilgo, João Nicodemos.

« Voltar

NO FORNO

Mariana Valadão se prepara para lançar novo álbum

LANÇAMENTO

Estado da Paraíba terá Circuito Junino e Arraiá do Interior

Veja também...

EM FLAGRANTE

Polícia Ambiental faz apreensão de animais silvestres em cativeiro em Santa Terezinha

DESCASO TOTAL

Corretor de imóveis de Patos reclama da cobrança de taxa por colocação de placa em calçada e faz grave denúncia

ELEIÇÕES 2018

Em Malta: Ex-prefeito Mauricinho reúne lideranças políticas para fortalecer pré-candidatura de Azevêdo