Compartilhe

Grupo de brincantes participa de Dia de Cultura na UEPB em Patos

Por Assessoria    Domingo, 11 de Março de 2018


A Direção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou nesta sexta-feira, 9, um Dia de Cultura, com debates e apresentação do grupo de brincantes “7 Bocas de Luz”, no Auditório Celso Furtado, do Campus VII, em Patos, no Sertão paraibano.

Durante a programação do evento, às 16h, o grupo de bricantes, sensível às causas sociais, ministrou  uma palestra com o tema “Acerca do que somos: Um olhar sobre nossas heranças genéticas – Nossas origens e costumes” abordando, através da valorização das singularidades e do espaço sociocultural, em que as diferentes identidades se encontram e se constituem, o processo de construção identitária brasileira.

O professor do curso de computação da UEPB, Jefferson Felipe, destacou a proposta do projeto. "É um projeto piloto este mês, com o apoio da direção, com o objetivo de movimentar o campusabrindo as portas na universidade para a comunidade tomar conhecimento das ações que a gente vem executando aqui", explicou Jefferson.

A noite, às 20h30, o público, gratuitamente, desfrutou da apresentação do grupo de brincates "7 Bocas de Luz", no Sarau Poético que enalteceu a música e a poesia autoral exalando manifestações profundamente regionalista. 

O poeta Marco di Aurélio disse que toda musicalidade e poesia do grupo de brincantes são voltadas para as raizes do Nordeste. "A gente constituiu um grupo chamado "7 Bocas de Luz" que é um grupo que fala de teluridade, fala de poesia, e fala de música que diz tudo da nossa terra, que levanta essa estima, que levanta esse orgulho, essa vaidade que a gente tem de ter nascido no nordeste, e toda poesia e toda música é voltada para esse assunto, o nordeste e as nossas raízes", contou o poeta.

Além de Marco di Aurélio, o grupo conta com a participação dos poetas e musicistas Pedro Soares, Roberto Cajá, Civaldo Andrade, Chico Viola,  Haidée Camelo, Carlos Araújo, Joca da Costa, Octávio Caúmo, Carlos Perê, Fernando Pintassilgo, João Nicodemos.

« Voltar

SUCESSO

Cantor Erneson Rodrigues lança novo clipe 'Forró na Vaquejada'

CULTURA

Mês Nacional do Livro Infantil é celebrado em escola de Patos

Veja também...

NA PARAÍBA

Assaltantes sofrem acidente durante fuga e morrem após assaltarem militar no Conde

EXPECTATIVA

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

DECIDIDO

Juiz aceita pedido e padre Egídio de Carvalho vai cumprir prisão domiciliar