Compartilhe

Espetáculo ‘Ynio, Canto às Yabas’ é apresentado no Galpão Cultural nesse sábado

Por Ascom PMP    Sexta-Feira, 9 de Novembro de 2018


Nesse sábado (10), a Cia. Luna de Teatro, através do Projeto Interatos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – FUNESC, trás a Patos o espetáculo de teatro ‘Ynio, Canto às Yabas’, que será apresentado do Galpão Cultural da FUNDAP.

O espetáculo vem à Patos após uma programação na capital do estado iniciada no dia 02, e o encerramento da edição de novembro do Interatos acontece com ‘Ynio, Canto às Yabás’, como uma forma de referência ao mês da consciência negra.

Sinopse

“Ynio, canto às Yabás” – Conta as histórias da tradição Yorubá e da Mitologia dos Orixás Yemanjá, Nanã, Iansã e Oxum. YNIO é uma celebração à força feminina das yabás que se manifesta pelos elementos da natureza. A fertilidade de Oxum, as águas de Yemanjá, os ventos e raios de Iansã e a sabedoria de Nanã são contadas, nessa obra épica, por meio da dança, música (xirê) e contação de histórias. Acreditamos que o Divino não deve ser representado. Sendo assim, não é, pois, um espetáculo de representação de terreiros de Candomblé ou Umbanda, embora tenha sido referenciado por essas religiões, mas um espetáculo de celebração e saudação às grandes guerreiras que renderam histórias e inspiram formas diferentes de conceber a vida.

A apresentação está marcada paras 19:30h, no Galpão Cultural da FUNDAP, e o acesso é gratuito com classificação livre. Patos entra no roteiro da FUNESC como fruto de uma parceria com a FUNDAP, com objetivo de expandir a rota cultural do estado para a cidade.

« Voltar

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho

CULTURA

Escritor paraibano lança livros infantis sobre educação antirracista e defesa dos povos originários

Veja também...

VIOLÊNCIA

Homem mata a mulher por conta de mordida no sexo e não se arrepende

OCUPAÇÃO

Área abandonada de 500 hectares da Embrapa em Patos é ocupada pelo Movimento Sem Terra

CRIME NA REDE

Influenciadora é presa suspeita de estimular jogos de azar