Câmara Federal contrata consultoria para melhorar redes sociais; serviço custará R$ 5 milhões

Por G1 Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2025
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, nesta quarta-feira (15), no Rio, o início da emissão da Carteira Nacional Docente, documento oficial que vai identificar professores de todas as redes de ensino do país.
A medida faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, principal anúncio do evento em comemoração ao Dia dos Professores, realizado na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico.
Durante a fala, o ministro explicou que a carteira foi criada para facilitar o acesso dos professores a benefícios legais, como a meia-entrada em cinemas e eventos culturais, sem a necessidade de apresentar contracheques ou outros documentos. Segundo ele, o objetivo é garantir aos docentes o mesmo reconhecimento institucional já concedido a outras profissões regulamentadas, como médicos e advogados.
"Por que é que o advogado tem a carteirinha dele? Por que é que o médico tem a carteirinha dele? Por que é que ele não pode, por lei, criar a carteira da mais importante profissão desse país, que é ser professor? E hoje, nós estamos entregando aqui 1,5 mil carteiras para os professores aqui do Rio de Janeiro, como início da entrega de 2,7 milhões carteiras que poderão ser emitidas no Brasil".
O novo documento tem validade de 10 anos.
Camilo Santana também anunciou o selo #TôComProf, voltado a empresas que queiram aderir à iniciativa e oferecer benefícios e descontos exclusivos a professores que apresentem a carteirinha.
Já participam do programa instituições financeiras públicas, aplicativos de entrega de refeições, empresas do setor aéreo, redes de farmácias e fabricantes de eletrônicos. Outras parcerias ainda estão em negociação.
O evento conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e marca o lançamento oficial do programa Mais Professores para o Brasil, aprovado, nessa terça-feira (14) pela Câmara dos Deputados e que agora segue para análise no Senado. Lula deve retornar a Brasília ainda nesta quarta-feira (15), com embarque previsto para as 13h, no Aeroporto Santos Dumont.