Compartilhe

Município de São Mamede está entre as cidades que integram o Novo Mapa de Turismo da Paraíba

Por Agencia de Noticias do Turismo – MT    Quarta-Feira, 9 de Janeiro de 2019


Cento e uma cidades da Paraíba integram o novo mapa do turismo no estado entre elas a cidade de São Mamede no Vale do Sabugi, a cidade vem ganhando destaque nacional com a histórica Vila de Picotes, "A cidade da Vila do Cinema Brasileiro" onde vários filmes foram gravados e recentemente longa "Deserto" premiado em festivais Nacional e Internacional o longa foi o primeiro com direção do ator global Guilherme Weber, a Vila de Picotes também foi cenário para gravação de um comercial da multinacional Nissar e em 2018 rap Rapadura gravou um clipe que em breve será lançando nacionalmente, A Vila em recebendo total apoio da administração do prefeito Umberto Jefferson que tornou a vila patrimônio cultural de São Mamede e com atuação parlamentar do deputado estadual Nabor foi dado entrada no tombamento pelo governo da Paraíba, o governo municipal vem incentivamento a cultura e pelo segundo ano consecutivo foi realizado O Festival de Cultura da Vila de Picotes, atraindo grande publico. 

Resultado de imagem para vila de picotesEm relação à última edição documento, de 2016, o estado acrescentou 59 municípios com vocação turística, distribuídos em nove regiões turísticas. O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.
O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.
“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.
Mapa do Turismo paraibano tem acréscimo de 59 municípios
A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.
 CATEGORIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA
De acordo com o novo mapa, sete cidades estão nas categorias A, B e C, que são aquelas que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa e Patos. Os demais 94 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
« Voltar

NA PARAÍBA

Patos participa da Assembleia das Microrregiões de Água e Esgoto do Espinharas e é eleita para comitê técnico

FESTA GRANDE

Prefeito Umberto Jefferson divulgará dia 30 as atrações do São Pedro de São Mamede

Veja também...

NO SERTÃO

Câmara de Patos aprova aumento de salário de prefeito, vice, vereadores e secretários, valendo a partir de 2025

TRAGÉDIA

Homem de 46 anos morre afogado em açude no Vale do Piancó

VIOLÊNCIA

Gil Preta é assassinado na porta de casa no bairro Jatobá, em Patos; 3º homicídio em três dias seguidos