Compartilhe

Lula diz que Governo tinha obrigação de retomar bombeamento da Transposição para Paraíba

Por Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019


Um dia após o ministro do Desenvolvimento Regional do Governo Bolsonaro, Gustavo Canuto, anunciar a retomada do bombeamento da água da Transposição do Rio São Francisco, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre o tema. Ele disse que o Governo Federal tinha a “obrigação” de retomar o bombeamento para a Paraíba.

“Só o fato de terem mandado ligar a água, já fizeram a obrigação de fazer o povo nordestino voltar a sorrir”, comentou o ex-presidente em vídeo postado nas redes sociais, ao lado do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). Lula lamentou a falta de investimentos na região Nordeste e lembrou que por várias vezes percorreu o Estado em suas campanhas eleitorais.

 

Suspenso desde fevereiro deste ano, o bombeamento da Transposição para a Paraíba foi retomado desde o último sábado (09), conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A expectativa é de que até o fim deste mês as águas voltem a chegar na região de Monteiro, no Cariri do Estado. A obra da Transposição foi iniciada durante a gestão do ex-presidente Lula.

Essa semana o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a retomada do bombeamento. Técnicos do MPF visitaram o canal e o açude Cacimba Nova, em Pernambuco, e constataram que a situação de risco do reservatório vem sendo equacionada pelo Governo Federal. Meses atrás moradores da cidade de Monteiro denunciaram a existência de rachaduras e avarias ao longo do canal da Transposição. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), os problemas receberam reparos técnicos e não afetam o funcionamento do sistema.

« Voltar

FESTÃO

Roberta Miranda e outras atrações estarão em Quixaba na festa de 60 anos de emancipação

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares

Veja também...

ECONOMIA

Troca de 3 mil lâmpadas a vapor de sódio por led gera economia ao município de Patos

NA PARAÍBA

Açude rompe durante a tarde desta sexta-feira em Nova Palmeira

REVELAÇÃO

Após separação de Belo e caso com personal vir à tona, Gracyanne Barbosa desabafa