Compartilhe

Maturéia terá Área de Soltura de animais silvestres legalizada pelo IBAMA

Por Vicente Conserva    Quinta-Feira, 10 de Maio de 2018


O Município de Maturéia terá pela primeira vez uma área de soltura de animais silvestres legalizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA. Uma equipe do IBAMA esteve no dia 26 de abril em Maturéia para fazer o reconhecimento da localidade que será as instalações da área.

A área pública de soltura será localizada no sítio Jabre e abrigará animais silvestres entregues voluntariamente ou que são encontrados em locais inadequados. Segundo o Diretor do Centro de Triagem de animais Silvestre (CETAS), Edilton Nobrega, a área está no padrão adequado para fazer esse processo de soltura dos animais.

A área de soltura foi planejada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maturéia e Diretoria do IBAMA do Estado da Paraíba com o objetivo de preservar a fauna silvestre existente na região do Pico do Jabre e nas demais localidades circunvizinhas a Maturéia. A finalidade é de garantir um abrigo seguro para animais silvestres que serão reintroduzidos à natureza depois de ficarem fora de seu habitat natural.

Os animais serão direcionados à área de soltura após passarem pelo Centro de Triagem de animais Silvestre localizado na capital Paraibana, onde receberão o tratamento de reabilitação e cuidados veterinários para serem encaminhados à área de preservação onde terão o espaço livre para viverem.

O IBAMA já solicitou toda documentação necessária da propriedade rural para organizar o local onde será a área de soltura dos animais, a exemplo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o registro eletrônico do imóvel rural; mapa do território e extensão da área verde.

« Voltar

NA PARAÍBA

Diamante, Boa Ventura e São José de Piranhas são os municípios mais chuvosos em abril

MAIS SAÚDE

Municípios receberão doses atualizadas da vacina da Covid-19 serão enviadas em maio

Veja também...

CULTURAL

Pastel de carne com açúcar é tornado patrimônio cultural da Paraíba

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos