Compartilhe

Comércio de Sousa reabre após prefeitura determinar flexibilização nas medidas restritivas

Por G1 Paraíba    Terça-Feira, 2 de Junho de 2020


O comércio e outras atividades e serviços não essenciais da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, voltam a funcionar em horário especial a partir desta terça-feira (2). A flexibilização nas medidas restritivas estão em uma Instrução Normativa do município publicada na noite da sexta-feira (29) e que traz novas regras para a cidade, que tinha 186 casos confirmados até a segunda-feira (1º).

Com a determinação, os estabelecimentos considerados não essenciais podem funcionar entre 7h e 12h. Esses locais devem ser desinfectados duas vezes por dia. No interior deles, deve ser obedecido o distanciamento de um metro e meio por pessoa.

Já os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais como frigoríficos, lojas de conveniência, supermercados, farmácias, postos de combustíveis, lava-jatos, oficinas e borracharias, podem funcionar das 7h às 22h, seguindo orientações de segurança emitidas pelo Procon do município. Todos os funcionários devem usar equipamentos de proteção individual (EPIs). Também ficou restrita a entrada de apenas uma pessoa por família em estabelecimentos comerciais.

Nas feiras, a distância de uma banca para outra deve ser de cinco metros. Elas devem passar por desinfecções a cada 45 minutos. Os salões de beleza, devem funcionar por meio de agendamento para atendimento de um cliente por vez. Já o funcionamento de academias será permitido para até cinco pessoas por vez.

A instrução também permite o funcionamento de táxis e transportes alternativos intermunicipais com lotação de, no máximo, 50% da capacidade dos veículos, desinfecção periódica do veículo e uso de EPIs, que já estão circulando desde o sábado (30).

A partir da próxima sexta-feira (5), fica permitida a abertura de bares, espetinhos e lanchonetes, com 50% da capacidade e no máximo seis horas por dia, com duas desinfecções diárias. Nesse tipo de comércio ainda fica proibida a exibição de shows e exibição transmissão esportiva.

A instrução normativa destaca que permanece proibida a abertura de clubes recreativos, associações desportivas e realização de missas, cultos, festas e qualquer outra reunião que promova aglomeração de pessoas.

Ainda de acordo com a prefeitura, as aulas presenciais da rede pública municipal seguem suspensas até 28 de junho. A Instrução Normativa tem validade até o dia 15 de junho.

« Voltar

OPORTUNIDADE

Barraqueiros e vendedores ambulantes de Patos já podem fazer cadastro para o São João

NA PARAÍBA

VÍDEO: volume do Açude Boqueirão ultrapassa 60% e atinge maior índice em quatro anos

Veja também...

EXPECTATIVA

Reunião na Prefeitura traz perspectiva de redução de custo de estádio do Fla

CONFUSÃO

Reunião de Vasco e 777 tem ameaça de processo e clima tenso

DE CHEGADA

Palmeiras anuncia pré-contrato com o meia Felipe Anderson, da Lazio