Compartilhe

Prefeitura de Junco do Seridó terá de garantir vaga para crianças em creches da rede municipal ou privada

Por Assessoria TJPB    Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2019


A Prefeitura de Junco do Seridó terá que disponibilizar vagas em creches na rede municipal ou privada de ensino para crianças de até três anos de idade. O prazo para implantação da medida é de 180 dias, conforme decisão da Quarta Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O relator atendeu pedido do Ministério Público Estadual que ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Município. Em seu voto, ele destacou que a Constituição Federal determina como obrigação do Estado garantir acesso à Educação. 

“Assim, mostra-se como dever inafastável do Estado prover os recursos necessários à efetiva garantia do acesso à educação, com o escopo de promover verdadeira inclusão social do estudante. Nesse contexto, a omissão do Poder Executivo legitima a interferência do Poder Judiciário para dispor sobre a prioridade da realização de obra pública voltada para o fornecimento adequado de educação”.

Ele explicou que o Judiciário não pode se esquivar de apreciar atos que se mostrem contrários ao ordenamento jurídico vigente ou que não atendam ao interesse público, como é o caso da Prefeitura de Junco do Seridó, que não tomou providências para garantir o acesso das crianças à Educação.  “Atos omissivos como tais, são totalmente contrários ao interesse da sociedade em possuir uma rede de creches e de escolas públicas com o mínimo de condições para receber alunos e professores”, frisou o relator.

Ainda em seu voto, o magistrado destacou a tese firmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ocasião do julgamento do RE nº 956475, o qual dispõe que criança de até cinco anos tem direito a atendimento em creche municipal. Prevê ainda a atuação do Poder Judiciário na implementação de políticas públicas previstas na Constituição e não efetivadas pelo Poder Público. Ele também citou vários casos julgados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba sobre a matéria. 

« Voltar

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares

NA PARAÍBA

Adriano Galdino diz que não retrocede em declaração sobre grupo Ribeiro e que tempo mostrará

Veja também...

FESTÃO

Roberta Miranda e outras atrações estarão em Quixaba na festa de 60 anos de emancipação

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares