Compartilhe

Prefeito de Uiraúna na Paraíba conquista prêmio do Sebrae em Brasília

Por Jornal da Paraíba    Sexta-Feira, 7 de Junho de 2019


O prefeito de Uiraúna, João Bosco Fernandes (PSDB), foi um dos vencedores do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, entregue na quarta-feira (5), em Brasília. O gestor do Sertão paraibano venceu na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios- Região Nordeste. Outros 13 prefeitos do país foram premiados.

A vitória de João Bosco Fernandes foi com o projeto ‘Uiraúna – Cidade de fazer negócios’, que inclui um programa de microcrédito, um aplicativo para dar visibilidade aos pequenos negócios locais e uma política de atendimento itinerante desenvolvida através da Casa do Empreendedor.

O prefeito também concorria na categoria Inovação e sustentabilidade, mas não foi premiado.

Ações reconhecidas

Uma das ações do projeto é o ‘Guia Una’, aplicativo que reúne informações sobre a cidade, a gestão pública e a Casa do Empreendedor, além de dados sobre empreendedores do comércio e do setor de serviços. A ideia é dar visibilidade e competitividade aos pequenos negócios, especialmente aos que não dispõem de recursos para investimento em comunicação.

Também integra o projeto vencedor o programa ‘Nosso Negócio’, que oferece ações integradas para qualificação profissional, assistência técnica e concessão de crédito, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Outra iniciativa são as ações itinerantes da Casa do Empreendedor, onde a equipe realiza constantemente atendimentos nos bairros mais afastados da cidade, levando ações para que não tem acesso direto a elas.

Outros concorrentes

Além de João Bosco, prefeitos de outras seis cidades paraibanas estavam na disputa. Os projetos foram selecionados pelo Sebrae Paraíba em abril, durante uma solenidade em Campina Grande. Na ocasião foram escolhidas duas iniciativas por categoria, totalizando 13 prêmios entregues a prefeitos de dez municípios. Os primeiros colocados de cada uma das sete categorias foram automaticamente selecionados para concorrerem à etapa nacional.

Os outros prefeitos da Paraíba que estavam concorrendo ao prêmio eram: Tiago Castro da Rocha, Cabaceiras (Compras governamentais de pequenos negócios); Luciano Cartaxo, João Pessoa (Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico); Cristiano Ferreira Monteiro, Caaporã (Desburocratização e implementação da Redesimples); José Aldemir Meireles, Cajazeiras (Inclusão produtiva e apoio ao MEI); e José Carlos de Sousa Rêgo, prefeito de Queimadas (Pequenos negócios no campo).

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, todos os prefeitos que participaram do prêmio são vencedores. “Todos venceram em seus estados e têm a motivação do empreendedorismo e de melhorar a qualidade de vida de seus municípios. E o Sebrae tem a felicidade de ser o condutor disso”, disse.

« Voltar

NA PARAÍBA

Governo estadual lança edital para construção de residências do Minha Casa, Minha Vida na Paraíba

LUTO

Câmara emite nota de pesar pelo falecimento da esposa do vereador Zé Gonçalves

Veja também...

NO SERTÃO

Após ser preso, médico preso por suspeita de agredir ex-mulher é demitido

FIM DE TUDO

'Deus manda você se preparar': brasileiras estocam comida para o fim do mundo

SUPERAÇÃO

Fla bate novo recorde com receita bilionária e reduz dívida em 79% no balanço