Compartilhe

Promotora vota pelo indeferimento da candidatura de Hominho de Lió por conta de condenação penal

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020


A promotora Eleitoral da 30ª Zona Eleitoral de Teixeira-PB, Mariana Neves Pedrosa Bezerra, informou ao juiz eleitoral que o candidato a prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Gilvanci Cavalcante dos Santos, mais conhecido como Hominho de Lió, não possui um dos pré-requesitos necessários para obter o registro de candidatura a prefeito de Matureia-PB.

Segundo a promotora, ele “não possui uma das condições de elegibilidade, traçadas no âmbito constitucional, art. 14, § 3º (pleno exercício dos direitos políticos); Não existe, até o presente momento, nenhuma das causas de inelegibilidade prevista na Constituição da República ou na Lei Complementar 64/90. O requerente, através de sua defesa, juntou explicações quanto ao processo criminal indicado na certidão de antecedentes da justiça estadual. No entanto, como se verifica, ele é condenado criminalmente com trânsito em julgado, estando atualmente em gozo de suspensão condicional da pena.

Para a promotora, todavia, essa suspensão apenas suspende a execução da pena privativa de liberdade, permanecendo válidos os demais efeitos da sentença penal condenatória, dentre eles a suspensão dos direitos políticos, nos termos do inciso III do art. 15 da Constituição Federal. Se os direitos políticos estão suspensos, o requerente não possui uma das condições de elegibilidade, que é o pleno exercício dos direitos políticos (CF, art. 14, §3º, II), razão pela qual não pode ter seu registro deferido.

Diante do que foi exposto, o Ministério Público Eleitoral vota pelo INDEFERIMENTO do pedido, declarando-se o candidato inapto a participar do pleito eleitoral vindouro, nesta zona eleitoral.

Parecer da Procuradoria.pdf

 

« Voltar

AÇÃO SOCIAL

Abertas inscrições para curso gratuito de Hidratação, Corte e Escova em Santa Gertrudes

NA PARAÍBA

Prefeito de Cacimba de Areia e comitiva levam demandas ao governador João Azevedo

Veja também...

NOVIDADE

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

DE CHEGADA

Flamengo encaminha contrato do atacante irlandês do West Bromwich

EXPECTATIVA

Lula avalia que foi traído, mas reabrirá diálogo com Hugo Motta