Compartilhe

Gerência de Saúde de Patos amplia vacinação contra febre amarela antes do Carnaval

Por Assessoria    Quarta-Feira, 20 de Fevereiro de 2019


A 6ª Gerência Regional de Saúde informa que a vacina contra febre amarela, oferecida para quem viaja para áreas de risco, onde há registros da doença, estará disponível na próxima semana nos dias 25 (segunda-feira) e no dia 27 (quarta-feira), no horário da manhã.

Normalmente o atendimento direcionado a esse referido público acontece apenas às segundas-feiras, porém, devido ao feriadão de carnaval, a oferta da vacina está sendo ampliada para mais um dia da semana. O atendimento regular voltará no dia 11 de março. Cerca de 60 pessoas são vacinadas por mês na sede da 6ª Gerência, em Patos.

A coordenadora regional de imunização, Socorro Guedes, lembra que quem pretende viajar para as áreas de risco deve tomar a vacina dez dias antes, obedecendo-se a norma técnica do Ministério da Saúde, tempo ideal para que a pessoa adquira a imunidade à doença. Pessoas de 60 anos acima só podem receber a dose com a prescrição médica.

Febre amarela

Sintomas

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre a amarela.

Prevenção

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo. (Fiocruz)

« Voltar

CUIDADOS

Patos e outros 91 municípios da Paraíba em alerta de chuvas intensas e ventos fortes de até 60km/h

MAIS EDUCAÇÃO

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Cacimba de Areia recebem fardamento escolar

Veja também...

NOVIDADES

'Guerra Civil', com Wagner Moura e Kirsten Dunst, estreia nos cinemas da Paraíba

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho