Lei municipal em Patos proíbe plantio do Nim Indiano; campanha reforça penalidades

Por Secom-Patos Sexta-Feira, 29 de Agosto de 2025
Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Executiva da Mulher e Diversidade Humana, realizou, no auditório do Ministério Público da Paraíba, o encerramento da programação do Agosto Lilás, voltada à conscientização e prevenção da violência contra a mulher, com uma palestra proferida pela cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa.
Com o tema “19 anos da Lei Maria da Penha- prevenção, ações e desafios da Rede de Proteção”, o evento contou com a presença do vice-prefeito Jacob Souto, da secretária da mulher do município, Jéssica Alexandre, do presidente da OAB/Patos, Cleodon Bezerra, do comandante do 3° BPM, Ten Cel Esaú Lucena, da delegada especializada da mulher, Silvia Alencar, de representantes de Conselhos Municipais. Na oportunidade, houve apresentação da Filarmônica 26 de Julho e a disponibilidade de vacinação para os participantes.
Regina destacou que a proposta das leis atuais e do Instituto Maria da Penha é a quebra geracional da violência e a instituição de uma nova geração de paz para todos, em que a prevenção da violência concerne na educação para atuar para desconstrução de todo o processo histórico de crimes praticados contra a mulher.
“Em seu livro, Sobrevivi... posso contar, a Maria da Penha traz como ponto de partida toda a história de violência contra as mulheres a sua própria história e, coloca, então, o Brasil em pauta sobre responsabilidade, compromisso e atitude frente às questões de violência doméstica contra a mulher”, disse.
O vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, participou do evento e frisou que a noite foi importante, pois lembrou dos 19 anos da instituição da Lei Maria da Penha, em que Patos recebe Regina Célia que profere a palestra voltada à prevenção.
A secretária da Mulher de Patos, Jéssica Alexandre, lembrou que o mês de agosto foi repleto de atividades em que foram levadas informações às escolas, Centro Dia do Idoso, recepção de alunos de outros municípios e participação da secretária em eventos alusivos ao Agosto Lilás em outros municípios.
“Foi um mês repleto de atividades, de campanhas de conscientização que é o principal ponto e, hoje, trazendo aqui Regina Célia para falar sobre essa temática sobre a lei e sua efetividade de forma concreta”, disse.
Silvia Alencar, Delegada Especializada da Mulher, frisou que é necessário falar sobre violência contra a mulher todos os dias, pois, a mulher precisa ser fortalecida para formalizar a denúncia.
“A mulher vítima da violência doméstica precisa estar fortalecida, orientada e encorajada, pois ela vai ultrapassar aquele portão de uma delegacia para poder fazer a denúncia que às vezes vai mexer com a vida dela inteira”.