Compartilhe

Mecânico morre por Covid-19 dois dias depois do filho ter alta da doença

Por G1    Segunda-Feira, 11 de Maio de 2020


Em menos de 48 horas, uma família de Sorocaba (SP) foi da gratidão ao luto. Aos 69 anos, o mecânico Narcizo Gonçalves da Silva morreu por infecção do coronavírus depois que o filho deixou a Santa Casa da cidade sob aplausos pela recuperação da Covid-19.

A saída de Rogério Gonçalves da Silva, de 36 anos, um entre os quatro irmãos, foi registrada em vídeo. As imagens compartilhadas na rede social do hospital mostravam o paciente sendo levado à porta, em um corredor com médicos e enfermeiros perfilados. Em uma mão ele segurava a placa e a outra fazia o sinal de “positivo”.

Na madrugada de sexta-feira (8), a família do rapaz recebeu uma ligação do mesmo hospital, informando que o pai, Narcizo, não resistiu à doença e seria a 25ª morte registrada na cidade.

Ao G1, Andressa Aparecida Lopes França, a irmã mais nova de Rogério e filha de Narcizo, lembrou os últimos momentos do pai e a luta contra a doença, que chegou silenciosa e infectou quatro parentes.

 

“Parece que ele estava esperando meu irmão sair do hospital para poder se despedir. Ele não pôde ser enterrado com dignidade, estava dentro do plástico e levamos uma troca de roupa para colocar dentro do caixão para simbolizar”, disse.

 

 

Primeiros sintomas

 

O mecânico completou 69 anos em 5 de abril. Na ocasião, todos estavam cumprindo isolamento e apenas os filhos participaram em um almoço em família. Segundo Andressa, ninguém apresentava os sintomas.

 

Narcizo, ao lado da filha Andressa, foi vítima do coronavírus em Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal

Narcizo, ao lado da filha Andressa, foi vítima do coronavírus em Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal

Na mesma semana, o idoso saiu de casa para se vacinar contra a gripe. Dias depois, ele começou a sentir dores no corpo e febre quando foi levado pela família a uma unidade de saúde na zona norte da cidade.

De acordo com a filha, o idoso foi transferido como caso suspeito de coronavírus para outra unidade na zona leste, foi medicado e voltou para casa.

 

“Na quinta-feira a minha mãe ligou desesperada e disse que meu pai estava muito ruim, que estava precisando fazer inalação, porque estava ficando com falta de ar”, lembra.

 

Já debilitado e sem confirmação do coronavírus, o idoso foi novamente levado à UPH Zona Leste e foi transferido para a Santa Casa. A internação foi registrada no dia 24 de abril, quando foi intubado e colocado em coma induzido.

Com o passar dos dias, a situação se agravou e o vírus, segundo Andressa, pode ter afetado os rins.

“Foi fumante desde adolescente, mas havia parado há 20 anos. Os rins ficaram comprometidos e teve a confirmação de Covid-19. Fizeram sessões de hemodiálise, porque estava com muito potássio acumulado.”

 

Narcizo morreu de coronavírus em  Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal

Narcizo morreu de coronavírus em Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal

 

‘Não teve chance de lutar’

 

Enquanto o pai lutava pela vida, Andressa também viu o irmão apresentar os sintomas e ser internado. Ao perceber a situação, a família dobrou as medidas de contenção para evitar que a mãe e outra irmã, que moravam na mesma casa com os dois pacientes, não fossem infectadas.

 

“Você receber a notícia do positivo é assustador. É um sentimento de desespero, porque o que você sabe é que a doença está ali [no paciente] e ela vai tentar fazer de tudo para destruir a vida daquela pessoa.

 

O óbito do paciente foi registrado 00h20 de sexta-feira ao sofrer uma parada cardíaca. O sepultamento foi feito no cemitério Memorial Park, sem velório e com os filhos e esposa distantes.

“Eu queria chegar na casa do meu pai e poder cumprimentar ele no portão e ouvir a voz dele no telefone. Eu não posso. Mas a doença é tão maldita que acabou com a vida do meu pai, acabou com a nossa vida de uma forma que a gente não deseja para ninguém. Não teve chance de lutar”, desabafou.

 

Mecânico morreu de Covid-19 durante internação na Santa Casa de Sorocaba — Foto: Arquivo Pessoal

Mecânico morreu de Covid-19 durante internação na Santa Casa de Sorocaba — Foto: Arquivo Pessoal

 

‘Fechadão e de coração bom’

 

O paciente, que foi uma das mais de 11 mil mortes registradas no país até a manhã desta segunda-feira (11), morava no bairro Guaíba, na zona norte, com a esposa e dois dos quatro filhos.

“Era fechadão, mas tinha um coração muito bom. Sempre foi um homem muito trabalhador, um pai presente que trabalhou na roça e foi muito companheiro da minha mãe.”

Andressa detalha que o pai atualmente procurava se dedicar à família e era considerado por eles como uma pessoa saudável com as poucas vezes que se queixou de problemas de saúde. No entanto, a idade e ação silenciosa do vírus, conforme a filha, podem ter sido fatais.

“A gente não sabe onde meu pai pegou. Não espere que um parente pegue para acreditar. A doença, ela vem escondida, pode vir com uma caminhada na praça, no parque sem máscara”, aconselhou a filha do paciente.

« Voltar

INUSITADO

Mais alto do mundo, homem de 2,51m mostra 'perrengue' para dirigir e diverte web

DESCOBERTA

Artes rupestres são achadas junto de pegadas de dinossauros, em Sousa

Veja também...

FESTÃO

Roberta Miranda e outras atrações estarão em Quixaba na festa de 60 anos de emancipação

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares