Compartilhe

Achada no mar em Israel espada das Cruzadas de mais de 900 anos

Por O Globo    Terça-Feira, 19 de Outubro de 2021


 Um mergulhador encontrou uma espada datada do período das Cruzadas na praia de Carmel, no norte de Israel. Shlomi Katzin, morador da região, descobriu o objeto no dia 9 de outubro, após a corrente marítima ter remexido a areia no fundo do mar. Ele entregou a espada para a Autoridade de Antiguidades do país (IAI, na sigla em inglês), que revelou a história em comunicado nesta segunda-feira.

 

 

Avaliações preliminares apontam que a espada tem 900 anos. A relíquia fabricada em ferro tem um metro de comprimento, com um cabo de 30 centímetros.

"A espada, preservada em perfeitas condições, é um achado lindo e raro e, evidentemente, pertencia a um cavaleiro das Cruzadas”, disse em comunicado Nir Distelfeld, inspetor da Unidade de Prevenção de Roubo do IAI.

 

m entrevista ao jornal Times of Israel, o diretor da Unidade de Arqueologia Marinha da IAI, Kobi Sharvit, explicou que a costa de Carmel, onde há muitas enseadas naturais, foi abrigo para navios em tempestades durante anos de atividade marítima na região.

— Essas condições atraíram navios mercantes ao longo dos tempos, deixando para trás ricos achados arqueológicos. A espada recentemente recuperada é apenas um desses achados. A menor tempestade move a areia e revela objetos no fundo do mar, enquanto enterra outros. A popularidade do mergulho aumentou o número de descobertas— ressaltou.

Shlomi Katzin recebeu um certificado de agradecimento por sua boa cidadania e o diretor geral da IAI, Eli Escosido, o elogiou por apresentar a descoberta para as autoridades.

"Cada artefato antigo encontrado nos ajuda a montar o quebra-cabeça histórico da Terra de Israel. Assim que a espada for limpa e avaliada nos laboratórios, garantiremos que ela seja exibida ao público", prometeu em comunicado.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NO SERTÃO

Vereadores de Patos aprovam, em última votação, aumento de salário deles, do prefeito, vice e secretários

NA PARAÍBA

Diamante, Boa Ventura e São José de Piranhas são os municípios mais chuvosos em abril

NA PARAÍBA

Quatro são presos em operação contra organização criminosa em Teixeira, Desterro e J. Pessoa