Compartilhe

Cientistas descobrem filhote de cavalo congelado que viveu há 40 mil anos

Por O Globo    Domingo, 12 de Agosto de 2018


Pesquisadores da Universidade Federal North-Eastern (Nefu, na sigla em inglês), em Yakutsk, na Rússia, se surpreenderam com a descoberta de um filhote de cavalo, de aproximadamente três meses de idade, congelado a uma profundidade de 30 metros. Segundo as estimativas iniciais, o animal viveu entre 30 mil e 40 mil anos atrás, mas dados mais precisos serão conhecidos apenas após estudo detalhado.

— Na famosa cova do termocarste (região de geografia irregular pelo derretimento de permafrost) Batagaika, o fóssil de um cavalo congelado no permafrost foi encontrado. Um potro de aproximadamente três meses — informou Semyon Grigoriev, diretor do Museu do Mamute da universidade. — O valor da descoberta única e é que as camadas de onde o animal foi retirado são conhecidas, então poderemos estudar o habitat onde ele viveu.

O frio extremo do permafrost — solo encontrado na região do Ártico com terra, gelo e rochas congelados permanentemente — preservou a pelagem marrom, a crina, o rabo e os órgãos internos do potro. Segundo Grigoriev, não há danos aparentes ao corpo do animal.

— É a primeira descoberta no mundo de um fóssil de cavalo com tal nível de preservação e de tão pouca idade — completou o cientista.

A cratera de Batagaika é uma depressão com cerca de um quilômetro de comprimento, 800 metros de largura e cem metros de profundidade, que continua expandindo ano a ano. Popularmente, ela é conhecida como o “Portal para o mundo subterrâneo”. Desde 2009, quando uma enchente alargou consideravelmente a fenda no solo, foram encontrados no local restos de bisões, cavalos, cervos, renas e mamutes.

A cratera de Batagaika mede mais de um quilômetro e continua se expandindo - Alexander Gabyshev, Research Institute of Applied Ecology of the North



 

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco