Compartilhe

Pesquisadores da UFPB descobrem nova espécie de serpente da Mata Atlântica

Por Click PB    Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020


Pesquisadores da Paraíba e de São Paulo encontraram uma nova espécie de serpente da Mata Atlântica. Os professores Gentil Alves Pereira Filho e Frederico Gustavo Rodrigues França, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), colaboraram com o estudo que descobriu e descreveu cientificamente a serpente Caaeteboia gaeli, chamada popularmente de cobrinha-marrom-do-litoral. 

A espécie não é peçonhenta e nem agressiva, e é considerada pequena, com aproximadamente 50 centímetros de comprimento. A nova espécie pertence a um gênero raro (Caaeteboia Zaher et al.), até então representado por uma única espécie (Caaeteboia amarali), a serpente Caaeteboia gaeli. Sua distribuição geográfica é muito restrita, nos estados da Paraíba e de Pernambuco.

“Certamente é uma serpente que já pode ser enquadrada como ameaçada, uma vez que a distribuição geográfica dela é muito restrita. Atualmente, a gente só conhece para a Paraíba e Pernambuco, em locais muito restritos da Floresta Atlântica”, explica o pesquisador da UFPB Gentil Alves Pereira Filho.

 

 

Também participaram da descoberta pesquisadores da Universidade de São Paulo (Giovanna Gondim Montingelli e Hussam Zaher), do Instituto Butantan (Fausto Erritto Barbo e Felipe Gobbi Grazziotin) e da Universidade Estadual da Paraíba (Gindomar Gomes Santana). 

O primeiro exemplar dessa nova espécie de serpente foi capturado em 2008, em um fragmento florestal da Mata Atlântica, da Companhia São João, no município de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Dez anos depois, em 2018, foi encontrado o segundo exemplar dessa espécie de réptil, no município de Pedras de Fogo, também no estado da Paraíba. Um terceiro espécime foi registrado no município de Saloá, estado de Pernambuco, e foi manuseado e fotografado na natureza, mas não foi coletado. 

Em princípio os pesquisadores não sabiam que se tratava de uma espécie ainda não descrita, vindo a descobrir isso após análises comparativas com exemplares da Caaeteboia amarali.

Os levantamentos de fauna, devidamente autorizados por meio de licenças do IBAMA e do ICMBio, são importantes para revelar a diversidade presente em um determinado local ou bioma e para as práticas de conservação. 

A descoberta da nova espécie de serpente reforça a importância da conservação dos pequenos remanescentes de Floresta Atlântica no Nordeste do Brasil.

« Voltar

PREOCUPANTE

Uma das aves mais raras do mundo não é vista desde 1996 e mobiliza expedição

INUSITADO

Homem encontra espada viking de mais de mil anos durante pesca na Inglaterra

Veja também...

EM BAIXA

Governo Lula prepara Medida Provisória que poderá reduzir conta de luz em 3,5% em 2024

NO SERTÃO

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores de Condado

NO SERTÃO

Polícia prende 4 envolvidos em tentativa de latrocínio contra empresário de São Mamede; líder é procurado