Compartilhe

Pesquisadores da Paraíba desenvolvem Capacete de Ventilação Não-invasiva para pacientes de Covid-19

Por Assessoria    Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020


Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão desenvolvendo capacetes de ventilação não-invasiva especialmente para o tratamento da Covid-19, tendo em vista a indisponibilidade de versões comerciais no país. O projeto está sendo desenvolvido pela equipe do Laboratório de Fabricação Digital (Fablab/UFPB), com apoio do Governo do Estado por meio de edital da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).

O objetivo é disponibilizar uma alternativa de realizar ventilação não invasiva com geração mínima de aerossóis, garantindo assim, a segurança para a equipe e possibilitando oferecer oxigênio e pressão positiva sem realizar a entubação, caso o paciente se adapte e responda satisfatoriamente. Uma das vantagens é a redução das possíveis complicações geradas pela ventilação mecânica, já que uma das principais causas de infecção hospitalar é a pneumonia associada a esse tipo de ventilação.

Para o coordenador da pesquisa, Euler Macedo, os Capacetes de Ventilação Não-invasiva são adequados ao tratamento clínico de Covid-19 pois evitam a dispersão de aerossóis no ambiente ambulatorial, permitindo maior segurança da equipe hospitalar e economizando recursos materiais e humanos. ''É uma técnica efetiva e de baixíssimo risco e custo para reduzir a mortalidade geral da doença. Além de que existe documentação consolidada acerca desse tipo de metodologia que permite suportar o uso desse tipo de equipamento, confirmando sua segurança e superioridade em relação a outros métodos disponíveis'', afirmou.

O pesquisador observou que uma vez constatada boa adaptação, é previsto o uso do Capacete de Ventilação Não Invasiva por até 15 dias. A continuação além desse período ou a interrupção deverá ser avaliada caso a caso, segundo critérios clínicos.

Os protótipos estão sendo testados no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Não haverá gastos por parte do Hospital para a avaliação do protótipo. O Fablab UFPB com apoio de patrocinadores custeará o desenvolvimento e manufatura dos capacetes. Os ventiladores estão em fase de adequações finais para começar a serem utilizados em pacientes.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NO SERTÃO

Vereadores de Patos aprovam, em última votação, aumento de salário deles, do prefeito, vice e secretários

NA PARAÍBA

Diamante, Boa Ventura e São José de Piranhas são os municípios mais chuvosos em abril

NA PARAÍBA

Quatro são presos em operação contra organização criminosa em Teixeira, Desterro e J. Pessoa