Compartilhe

Dupla transforma hobby de falcoaria em negócio que usa aves para controle de pragas, na PB

Por G1 Paraíba    Domingo, 6 de Outubro de 2019


Duas pessoas que têm em comum o hobby de treinar e cuidar de falcões e aves de rapina para a caça, na arte milenar conhecida como falcoaria, viram na atividade de lazer uma oportunidade de negócios e abriram em João Pessoa uma empresa com um foco diferente: usar as aves para o controle de pragas.

Neste sábado (5), é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa. A Paraíba possui 169.651 pequenos negócios formalizados, segundo dados da Receita Federal, e um deles é a empresa criada pela administradora Rayssa Rachel e o veterinário Glenison Ferreira, que é a primeira da Paraíba a ser licenciada para o controle do pombo doméstico por meio de técnicas ecológicas que não oferecem riscos à saúde, sem venenos ou agrotóxicos.

De acordo com Rayssa, o negócio começou a tomar forma no ano de 2014. “A ideia surgiu do nosso hobby em comum. A gente sempre ia para encontros nacionais e víamos como outros falcoeiros atuavam em seus estados. Em um destes encontros, percebemos esse nicho de mercado por ser algo inovador, sustentável e com baixa concorrência aqui em João Pessoa”, explica.

O negócio foi sendo pensado e, em 2017, Rayssa precisou fazer um trabalho da faculdade para a disciplina de empreendedorismo que consistia em criar uma empresa. Com isso, ela elaborou todo o projeto da empresa, que passou a existir formalmente, com CNPJ, pouco tempo depois.

A empresa começou com o serviço de realização de cursos e palestras de falcoaria e educação ambiental, além da observação de pássaros. O objetivo era conscientizar a população sobre a função biológica das aves na natureza e no meio urbano.

“A ideia é atuar de forma educacional. Vamos para feiras, escolas, empresas, para falar de meio ambiente e apresentar nosso serviço além de educar a respeito do trabalho de conscientização da preservação do meio ambiente”, comenta a empreendedora.

 

Dupla transforma hobby de falcoaria em negócio que usa aves para controle de pragas, na PB — Foto: Arquivo Pessoal/Rayssa Rachel

Dupla transforma hobby de falcoaria em negócio que usa aves para controle de pragas, na PB — Foto: Arquivo Pessoal/Rayssa Rachel

Controle de pombos

Pouco tempo depois de formada, a empresa de Rayssa e Glenison começou a oferecer o serviço de controle de fauna para eliminar a presença de aves indesejadas no meio urbano. O foco principal é o controle do pombo doméstico, considerado uma praga.

“Este serviço é algo que tem que ser feito de uma forma muito minuciosa, uma vez que temos seres vivos nas duas pontas. De um lado, o gavião como predador, e do outro, o pombo como presa”, comenta Rayssa.

O trabalho do controle do pombo começa com uma visita da equipe da empresa ao cliente. Nesta visita, é feita uma análise técnica e das possibilidades de voo para as aves, além do contingente de pombos que existem no local.

 

“Os pombos são animais de rotina. Nós introduzimos o predador de maneira gradual e assim a gente desestabiliza a colônia de aves no local. A presença do gavião no ambiente da presa faz com que o local se torne inóspito para a habitação destes animais e eles acabam saindo dali”, diz Rayssa.

Para desempenhar a atividade, a empresa usa aves de rapinas treinadas com técnicas de falcoaria. A meta da empresa agora é desenvolver o mesmo trabalho com outra espécie.

"Já estamos estudando o projeto do uso da falcoaria para trabalhar com o controle de outra espécie que também já vem se tornando um problema nas cidades, que é o pardal”, completa a empresária.

 

Dupla transforma hobby de falcoaria em negócio que usa aves para controle de pragas, na PB — Foto: Arquivo Pessoal/Rayssa Rachel

Dupla transforma hobby de falcoaria em negócio que usa aves para controle de pragas, na PB — Foto: Arquivo Pessoal/Rayssa Rachel

« Voltar

INUSITADO

Mais alto do mundo, homem de 2,51m mostra 'perrengue' para dirigir e diverte web

DESCOBERTA

Artes rupestres são achadas junto de pegadas de dinossauros, em Sousa

Veja também...

NOVIDADES

'Guerra Civil', com Wagner Moura e Kirsten Dunst, estreia nos cinemas da Paraíba

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho