Compartilhe

Bichos da era do gelo são achados mumificados em ótimo estado no Canadá

Por Galileu     Segunda-Feira, 17 de Setembro de 2018


Dois mamíferos da era do gelo foram achados mumificados na região de Klondike, no Canadá, em um estado impressionante de conservação. O filhote de lobo e o filhote de rena foram exibidos ao público pela primeira vez na última semana.

Os pesquisadores ficaram impressionados de o pêlo, a pele e os tecidos musculares terem se preservado tão bem, o que é raro em fósseis, principalmente porque o estudo de datação de radiocarbono revelou que os animais viveram há mais de 50 mil anos.

Cabeça do filhote de lobo mumificado (Foto: Governo de Yukon/Divulgação)

O filhote de lobo está inteiro, permitindo a observação de detalhes da sua cabeça, do rabo, das patas, da pele e dos pêlos. “Esse é o único lobo da era do gelo mumificado já encontrado no mundo”, disse Grant Zazula, paleontologista que trabalhou com o governo do território de Yukon no estudo. Já o filhote de rena está menos conservado, com a cabeça, o torso e as duas patas dianteiras intactos.

Os próximos passos na pesquisa com esses animais serão a análise de seu DNA, para descobrir relações evolutivas entre eles e seus “parentes” modernos, e também, se possível, a análise das bactérias do seu interior, que podem revelar detalhes sobre o ambiente da época e a sua alimentação. A ideia é determinar a causa da morte desses bichos, se eram saudáveis e que idade teriam. Por enquanto, acredita-se que o lobo e a rena tenham habitado uma paisagem de tundra seca ao lado de outros animais como mamutes-lanudos.

Filhote de rena está só parcialmente preservado (Foto: Governo de Yukon/Divulgação)

Embora os animais só tenham sido mostrados agora, a sua descoberta ocorreu em 2016. Klondike é uma região conhecida por sua mineração e foi com ajuda de mineiros de ouro que os fósseis foram achados.

Galileu 

« Voltar

DESCOBERTA

Artes rupestres são achadas junto de pegadas de dinossauros, em Sousa

NOS CÉUS

Eclipse total do sol acontece na segunda; saiba como ver pela internet

Veja também...

FÉ E DEVOÇÃO

Capela Santa Rita de Patos passa por reforma e fiéis podem colaborar

Creche Tia Luci passa por extensão para atender demanda de alunos do Residencial São Judas Tadeu I e II

NA PARAÍBA

[VÍDEO] Culto termina em confusão após mulher profetizar que religioso ‘estar em pecado’, na Paraíba