Compartilhe

Mulher mais baixa do mundo conhece o homem mais alto, no Egito

Por O Globo    Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2018


A indiana Jyoti Amge, de 25 anos, mede exatos 62,8 centímetros de altura. Já o turco Sultan Kosen, de 35 anos, tem espantosos e 2,51 metros dos pés à cabeça. Eles são, respectivamente, a mulher mais baixa e o homem mais alto do mundo, segundo o "Guinness World Records". Na última sexta-feira, os dois se conheceram nas Pirâmides de Gizé, no Egito, onde se encontraram para uma sessão de fotos a convite do Conselho Egípcio de Promoção do Turismo.

Com a Pirâmide de Quéfren e uma esfinge ao fundo, o turco e a indiana, que são donos de seus recordes desde 2011, posaram juntos para ilustrar sites turísticos do Cairo. Eles ainda tiveram a oportunidade de participar de uma conferência no hotel Fairmont Nile City, também na capital do país. O objetivo do encontro entre os dois é chamar atenção para pontos turísticos do Egito.

Sultan Kosen conquistou o recorde quando foi medido em Ancara, na Turquia, em 2011. Antes disso, a equipe do "Guinesse" passsou 20 anos sem medir outro candidato à marca de ser humano mais alto do mundo. Apenas 10 pessoas tiveram altura confirmada de 2,43 metros ou mais, segundo os organizadores do concurso. Kosen foi diagnosticado com gigantismo pituitário, condição que leva a uma produção excessiva do hormônio do crescimento.

Já a indiana Jyoti Amge, que atualmente trabalha como atriz, comprovou ser a menor pessoa do mundo ao completar 18 anos, também em 2011. Ela tem essa altura devido a um tipo de nanismo conhecido como acondroplasia, que ocorre devido a uma mutação genética que altera o crescimento. 

Além de ter atuado em produções conhecidas pelo público, como a série americana "American Horror Story", ela também soma ao currículo a apresentação do espetáculo "Lo Show Dei Record" em 2012, segundo o site oficial do Guinness, e filmes de Bollywood, a conhecida indústria do cinema na Índia.
 

« Voltar

PREOCUPANTE

Uma das aves mais raras do mundo não é vista desde 1996 e mobiliza expedição

INUSITADO

Homem encontra espada viking de mais de mil anos durante pesca na Inglaterra

Veja também...

EM BAIXA

Governo Lula prepara Medida Provisória que poderá reduzir conta de luz em 3,5% em 2024

NO SERTÃO

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores de Condado

NO SERTÃO

Polícia prende 4 envolvidos em tentativa de latrocínio contra empresário de São Mamede; líder é procurado