Compartilhe

Vídeo capta rara aparição de animal conhecido como 'galinha sem cabeça'

Por Globo.com    Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018


Enypniastes eximia para os cientistas ou "monstro da galinha sem cabeça" para os íntimos: a espécie de pepino-do-mar que vive em águas profundas foi registrada pela primeira vez no Hemisfério Sul, próximo à Antártida Oriental. O vídeo da criatura foi realizado por pesquisadores australianos que utilizaram uma câmera especial que resiste à profundidade do oceano.

Essa é apenas a segunda ocasião em que a espécie de pepino-do-mar é registrada por cientistas. A primeira observação documentada do "monstro marinho" foi realizada a milhares de quilômetros de distância, no Golfo do México. 

Os pesquisadores comemoraram o uso bem-sucedido da câmera, que foi projetada com instrumentos sensíveis para captar detalhes das profundidades do oceano (e, ao mesmo tempo, ter uma estrutura robusta para operar em condições extremas). Em comunicado, os responsáveis pelo projeto afirmaram que a operação da câmera poderá revelar novas criaturas pouco conhecidas dos especialistas da vida marinha.

Os pepinos-do-mar fazem parte da classe dos equinodermos e são conhecidos por sua estrutura de corpo alongada e com tentáculos. Esses animais se alimentam de detritos orgâncios depositados no fundo dos oceanos. 

No vídeo gravado pelos cientistas, o "monstro da galinha sem cabeça" aparece nadando e percorrendo o assoalho submarino com seus tentáculos. Sem dúvida, uma criatura muito curiosa (e bizarra). Veja o registro do animal:

 

« Voltar

PREOCUPANTE

Uma das aves mais raras do mundo não é vista desde 1996 e mobiliza expedição

INUSITADO

Homem encontra espada viking de mais de mil anos durante pesca na Inglaterra

Veja também...

OPORTUNIDADE

Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de São Mamede faz a doação de mudas de pitaia para o cultivo no Presídio de Patos

FÉ E DEVOÇÃO

Patos realiza a Procissão dos Homens entre esta quinta e sexta-feira