Compartilhe

Com 528 metros, arranha-céu mais alto de Pequim é inaugurado

Por Casa    Terça-Feira, 8 de Outubro de 2019


Depois do maior terminal de aeroporto do mundo, Pequim inaugura outra obra grandiosa na cidade: a Citic Tower, classificada como o arranha-céu mais alto da capital chinesa. Assinado pelo escritório KPF, o edifício tem 528 metros de altura e uma silhueta imponente, marcada por uma fachada espelhada e curva. 

Com 109 andares, o projeto situado no centro financeiro de Pequim também é o 8º prédio mais alto do mundo. Segundo a empresa, a forma do arranha-céu é inspirada na forma de um zun - um tipo de vaso chinês feito de bronze ou cerâmica que marcou o país na idade do bronze. Sendo assim, a construção exibe um desenho com leves curvas que se estendem do térreo ao topo. 

arranha-ceu-mais-alto-pequim-03

A torre é mais larga na base e no topo do que no meio, dando a aparência de ter uma "cintura" achatada. De uma base de 78 metros de largura, o arranha-céu se estreita para 54 metros de largura, antes de aumentar novamente para 69 metros. "Imaginamos a torre mais alta da cidade como uma representação de sua história. Abordamos o prédio como uma entidade pública em nosso projeto", explica Robert Whitlock, diretor de design da KPF. 

A Citic Tower é apenas o segundo edifício "supertall" (título dado aos arranha-céus que medem mais de 300 metros) em Pequim. A título de comparação, existem cinco supertalls concluídos em Xangai. 

Após pouco mais de sete anos de obras, a torre, também conhecida como China Zun, é visível a quilômetros de distância no skyline da cidade. "Um edifício de 528 metros que simplesmente bate no chão não é propício para pedestres", acrescentou Whitlock. "Queríamos uma maneira de tornar a base mais transparente visualmente e permitir que o local entrasse no edifício - ou que o saguão saísse para a rua".

 

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco