Compartilhe

Com 528 metros, arranha-céu mais alto de Pequim é inaugurado

Por Casa    Terça-Feira, 8 de Outubro de 2019


Depois do maior terminal de aeroporto do mundo, Pequim inaugura outra obra grandiosa na cidade: a Citic Tower, classificada como o arranha-céu mais alto da capital chinesa. Assinado pelo escritório KPF, o edifício tem 528 metros de altura e uma silhueta imponente, marcada por uma fachada espelhada e curva. 

Com 109 andares, o projeto situado no centro financeiro de Pequim também é o 8º prédio mais alto do mundo. Segundo a empresa, a forma do arranha-céu é inspirada na forma de um zun - um tipo de vaso chinês feito de bronze ou cerâmica que marcou o país na idade do bronze. Sendo assim, a construção exibe um desenho com leves curvas que se estendem do térreo ao topo. 

arranha-ceu-mais-alto-pequim-03

A torre é mais larga na base e no topo do que no meio, dando a aparência de ter uma "cintura" achatada. De uma base de 78 metros de largura, o arranha-céu se estreita para 54 metros de largura, antes de aumentar novamente para 69 metros. "Imaginamos a torre mais alta da cidade como uma representação de sua história. Abordamos o prédio como uma entidade pública em nosso projeto", explica Robert Whitlock, diretor de design da KPF. 

A Citic Tower é apenas o segundo edifício "supertall" (título dado aos arranha-céus que medem mais de 300 metros) em Pequim. A título de comparação, existem cinco supertalls concluídos em Xangai. 

Após pouco mais de sete anos de obras, a torre, também conhecida como China Zun, é visível a quilômetros de distância no skyline da cidade. "Um edifício de 528 metros que simplesmente bate no chão não é propício para pedestres", acrescentou Whitlock. "Queríamos uma maneira de tornar a base mais transparente visualmente e permitir que o local entrasse no edifício - ou que o saguão saísse para a rua".

 

« Voltar

INUSITADO

Caixas misteriosas achadas no Nordeste são de navio alemão naufragado na 2ª Guerra Mundial

NA PARAÍBA

Dupla transforma hobby de falcoaria em negócio que usa aves para controle de pragas, na PB

Veja também...

INSTAGRAM

Famosos pedem apoio ao Nordeste após manchas de óleo atingirem praias

REDES SOCIAIS

Internautas detonam participação de Maisa no Mais Você: ''Só isso?!''

MUDANÇA

Mariana Ferrão conta o verdadeiro motivo de ter saído da Globo: ‘’Teve que acabar’’