Compartilhe

Egito anuncia duas novas descobertas arqueológicas

Por G1    Quinta-Feira, 12 de Julho de 2018


O Ministério de Antiguidades do Egito divulgou duas novas descobertas no início deste mês. Uma, datada do período da dinastia ptolemaica – há mais de 2 mil anos -, e a outra das eras greco-romana, copta e islâmica, escondida na época da Segunda Guerra Mundial.

O primeiro achado, divulgado no dia 1º de julho, é resultado de escavações arqueológicas na cidade de Alexandria, na costa norte do país. Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, explicou que foi encontrada uma tumba com um sarcófago de granito preto, com 185 cm de altura, 265 cm de comprimento e 165 cm de largura.

Segundo Wazari, é o maior sarcófago já encontrado no município egípcio. A tumba foi localizada a 5 metros abaixo da superfície e, segundo outro funcionário do setor de antiguidades do país, havia uma camada de argamassa entre a tampa da tumba e o sarcófago, o que indica que o material não foi aberto desde que foi depositado.

Uma cabeça esculpida de alabrasto (gesso e calcite) foi encontrada ao lado, e provavelmente pertence ao dono da tumba, de acordo com o ministério.

A outra descoberta, anunciada na última quarta-feira (4), é de centenas de objetos de cerâmica. Eles datam das eras greco-romana, copta e islâmica, e foram encontrados em um esconderijo “muito provavelmente” construído durante a Segunda Guerra Mundial, no interior de um Museu de Alexandria.

As peças foram descobertas “durante trabalhos de restauração” no jardim interno do museu greco-romano de Alexandria, disse o comunicado do ministério.

“Muito provavelmente foram escondidas pelo arqueólogo (britânico) Alan Rowe e pelos funcionários do museu durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945”, disse o chefe do Setor de Antiguidades egípcias, Ayman Ashmawi.

Segundo ele, o objetivo era “proteger os objetos da pilhagem e dos bombardeios frequentes durante a guerra”. As antiguidades provavelmente foram escondidas “rapidamente” e, por isso, não foram registradas na lista do museu.

“O esconderijo contém uma coleção de cerâmica de tamanhos e formas diferentes”, indicou a chefe do Departamento Central de Antiguidades egípcias e greco-romanas, Nadia Jadre.

Entre elas, há urnas funerárias, chamadas “Hidari”, onde eram guardadas as cinzas dos mortos após sua cremação no período grego. Também foram encontrados recipientes, vasilhas e pratos das épocas greco-romana e bizantina.

« Voltar

DESCOBERTA

Artes rupestres são achadas junto de pegadas de dinossauros, em Sousa

NOS CÉUS

Eclipse total do sol acontece na segunda; saiba como ver pela internet

Veja também...

VIOLÊNCIA

Ladrão pede corrida e rouba moto de mototaxista no Santo Antônio em Patos

MAIS SAÚDE

Parceria já introduziu mais de 100 DIUs em mulheres de Patos

PREOCUPANTE

Vigilância de Patos divulga novo índice de infestação de 4,6% por Aedes Aegypti (LIRAa)