Compartilhe

Bloco de calcário com fósseis de dinossauros é descoberto em MG

Por G1    Domingo, 1 de Novembro de 2020


Um bloco de calcário e arenito contendo fósseis de dinossauros carnívoros e herbívoros foi descoberto em Uberaba na última semana. O material, que pesa cerca de 2,5 toneladas, foi retirado de um ponto de mineração de calcário de um grupo empresarial às margens da rodovia BR-050, a aproximadamente 50 km da área urbana.

O bloco foi entregue na última sexta-feira (23) ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que vai retirar os fósseis que estão concentrados em uma camada com cerca de 15 centímetros. O achado é importante para a ciência, turismo e economia do município, que também é considerado como a "Terra dos Dinossauros".

O material foi entregue por Paulo César Silva Macedo, técnico em paleontologia de uma empresa de consultoria ambiental, e recepcionado pela diretora do CCCP, Stela Mariana de Morais, acompanhada dos funcionários do complexo e de Marcelo Nicolau, da Casa do Turista.

Como o bloco não cabe dentro do Museu dos Dinossauros e pela necessidade de conservar os fósseis, ele foi envelopado para evitar qualquer acidente e, assim que possível, o preparador de fóssil irá retirá-lo e levar para o laboratório.

Bloco de fósseis de dinossauros é descoberto em Uberaba

 

Monitoramento e salvamento

 

Desde 2015, existe em Uberaba uma lei que tem com o objetivo de proteger e gerenciar as reservas fossilificas em âmbito municipal. Conforme a Portaria nº 003/2015, antes de iniciar as obras, o responsável pela construção deve conhecer o zoneamento paleontológico para checar a possibilidade de encontrar rochas e formações sedimentares.

Se o diagnóstico apontar que há uma possibilidade de se achar fósseis, o empreendedor é obrigado a contratar uma empresa, ou fazer uma associação com uma universidade, para que se faça o programa de monitoramento e salvamento do material.

Segundo o CCCP, foi graças à esta portaria que foi possível fazer o monitoramento e salvamento do bloco, considerando que são rochas muito fossilíferas, semelhantes às rochas encontradas na mesma camada geológica, onde são explorados os fósseis em Peirópolis, denominado Formação Marília, que é datada entre 70 e 62 milhões de anos atrás.

Essa mesma camada geológica é portadora de fósseis importantes como o Uberabatitan ribeiroiUberabasuchus terrificusUberabatrachus carvalhoiPeirossauros torminiItassuchus jesuinoiCambaremis langertoni, e vários outros fósseis que compõe a paleobiota do Cretáceo continental brasileiro no Triângulo Mineiro.

“Graças a esse trabalho, o CCCP, através do Centro de Pesquisas Paleontológicas Leweelyn Ivor Price, têm feito as ações que ele se propõe, que é realizar pesquisas, coletar fósseis, preparar os fósseis, estudar os fósseis, dar publicidade a esses achados, através de publicações científicas e, depois, expor na mostra do Museu dos Dinossauros para gerar o turismo que movimenta a economia local”, disse o professor e geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro.

Professor e geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro com o bloco contendo fósseis de dinossauros em Uberaba — Foto: Reprodução/TV Integração

Professor e geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro com o bloco contendo fósseis de dinossauros em Uberaba — Foto: Reprodução/TV Integração

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NA PARAÍBA

Advogado é preso no Sertão em operação do Gaeco acusado de fraudar liberações de membros de facções

BRONCA

Cehap se pronuncia após invasão de apartamento à venda no São Judas Tadeu, em Patos

MUDANÇA

Influencer que trocou academia por sexo revela quantos quilos já perdeu