Compartilhe

Cometa que acaba de ser descoberto pode se tornar visível a olho nu

Por Galeria do Meteorito    Domingo, 19 de Abril de 2020


Apesar do cometa ATLAS não ter correspondido as expectativas, um novo cometa recém descoberto pode se tornar visível a olho nu. O cometa Swan C/2020 F8 fará sua máxima aproximação com o Sol no próximo mês de maio, passando próximo da órbita de Mercúrio; além disso, ele pode se tornar visível a olho nu.

cometa Swan (C/2020 F8) foi descoberto em 11 de abril. Michael Mattiazzo, de Swan Hill, Victoria, Austrália, tirou uma foto no dia 13 de abril. “Esta é uma exposição de 5 minutos através do meu telescópio Celestron de 300 mm”, diz Mattiazzo. “Uma observação visual usando binóculos de 15×70 mm deu uma magnitude de 8,1”.

Cometa C/2020 F8
Cometa C/2020 F8 (SWAN) registrado em 11 de abril de 2020.Créditos: E. Guido / M. Rocchetto / A. Valvasoru

Mattiazzo descobriu o cometa dois dias antes, quando estava analisando dados do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO). De repente, apareceram imagens do cometa feitas pelo instrumento SWAN do SOHO. “Este é o meu oitavo crédito de descoberta para cometas SWAN desde 2004 e eu verifico os dados na maioria dos dias”, diz Mattiazzo.

Imagens pós-descoberta tiradas pelo astrônomo italiano Ernest Guido e colegas confirmam que o cometa é brilhante (8ª magnitude), verde e tem uma cauda longa.

“Tiramos essa foto no dia 11 de abril – no mesmo dia em que Mattiazzo encontrou o cometa nos dados do SWAN”, diz Guido. “Não conseguimos vê-lo da Itália, por isso usamos um telescópio de 0,1 metro com controle remoto na Austrália”.

O instrumento SWAN do SOHO não foi projetado para encontrar cometas. Seu trabalho é pesquisar o Sistema Solar em busca de hidrogênio. Quando o vento solar sopra em uma nuvem de compostos contendo hidrogênio, o impacto produz fótons UV que SWAN pode fotografar.

“Para que o SWAN veja um cometa, significa que o cometa deve estar produzindo uma quantidade bastante significativa de hidrogênio”, explica Karl Battams, do Naval Research Lab, em Washington DC. “Isso geralmente é na forma de água-gelo.”

“É extremamente provável que o cometa SWAN esteja no modo ‘explosão’ “, continua ele. “Ou seja, alguma erupção importante aconteceu com este cometa pequeno e fraco, liberando uma nuvem maciça de voláteis ricos em hidrogênio. SWAN está captando esse repentino despejo de hidrogênio no Sistema Solar interno”.

Se a explosão continuar, o cometa SWAN poderá se tornar visível a olho nu no próximo mês. Curvas preliminares de luz sugerem que ela pode atingir a 3ª magnitude, o que o tornaria visível a olho nu. No entanto, Battams, que previu corretamente o fim do cometa ATLAS, não tem tanta certeza.

“Duvido que o cometa C/2020 F8 mantenha sua aparência impressionante atual, e possivelmente desapareça em breve”, disse ele. “Mas só o encontramos há alguns dias, então ninguém sabe.”

Atualmente, o cometa SWAN está localizado nos céus do hemisfério sul, mas logo ele estará visível para o hemisfério norte.

Aqui no Brasil, temos pouco tempo para observá-lo, já que ele continua rumando na direção do hemisfério norte. Caso ele realmente se torne visível a olho nu nas próximas semanas, ele não poderá ser encontrado nos céus do Brasil ou de qualquer outra região do hemisfério sul.

De qualquer forma, vamos ficar de olho. Cometas são surpreendentes, e a qualquer momento podemos ter novidades!

Imagens: (capa-E. Guido) / E. Guido / M. Rocchetto / A. Valvasoru / divulgação 17/04/2020

 

« Voltar

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

INUSITADO

Mais alto do mundo, homem de 2,51m mostra 'perrengue' para dirigir e diverte web

Veja também...

[VÍDEOS] Van com estudantes bate em retroescavadeira e mata duas pessoas entre São Bento e Paulista

NO SERTÃO

1º Workshop de produção de documentários em Malta foi um sucesso

EM ALTA

Documentário sobre o presidente Lula será exibido em Cannes